10 fatores que afetam a fertilidade feminina
BodyPlus

A infertilidade é algo que afeta muitas mulheres em todo o mundo, porém, nem sempre se trata de uma questão genética mas sim de algo provocado por fatores externos.

Fique a conhecer alguns desses fatores:

Obesidade

O peso em excesso pode afetar a produção de hormonas e por sua vez dificultar a obtenção de uma gravidez. Na verdade, esta é mesmo considerada uma das principais causas de infertilidade em mulheres em idade fértil.

Magreza extrema

Pelo outro lado, a magreza extrema também pode levar a baixar os níveis de fertilidade. Geralmente as mulheres demasiado magras costumam produzir menor quantidade da hormona leptina o que por sua vez pode levar à ausência da menstruação.

Envelhecer

Esta é daquelas situações que não se podem evitar, pois todos envelhecemos. As mulheres são afetadas pela menopausa por volta dos 40/50 anos, no entanto, os níveis de ovulação vão baixando muito antes disso.

Químicos

Muitos dos químicos encontrados nos produtos do dia-a-dia podem baixar a fertilidade em 29%, segundo um estudo publicado na Environmental Health Perspectives. Para além da baixa de fertilidade, outro estudo também veio demonstrar que esses químicos podem levar a uma antecipação da menopausa.

Fumar

Segundo a American Society for Reproductive Medicine, fumar é a causa de 13% dos casos de infertilidade.

Álcool

Apesar de ainda não estar cientificamente comprovado, vários estudos têm demonstrado que o abuso do álcool tem baixados os índices de fertilidade.

Exercício extremo

Apesar de o exercício físico fazer bem, o exercício extremo pode não ser o ideal quando se está a tentar engravidar. Isto acontece porque muitas vezes o ciclo menstrual é alterado.

Problemas na tiroide

As doenças que perturbam o normal funcionamento da tiroide não só afetam o metabolismo como também podem afetar a fertilidade.

Doenças sexualmente transmissíveis

As DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) podem causar danos nos órgãos e por sua vez baixar a fertilidade de uma mulher ou até mesmo causar a infertilidade.

Stress

Apesar de ainda não se perceber exatamente a que ponto o stress pode levar a baixar o nível de fertilidade, a verdade é que as mulheres sujeitas a muito stress têm maior dificuldade em engravidar. Contudo, alguns estudos parecem demonstrar a causa pode estar numa desregulação hormonal.

Promoção da semana!