11 causas de prisão de ventre
BodyPlus

A prisão de ventre (ou obstipação) afeta muitas pessoas em todo o mundo, sendo que as que mais sofrem deste problema são as mulheres.

Geralmente, a prisão de ventre resulta de uma dieta pobre em fibra e água, porém, existem outras causas que podem originar a prisão de ventre, nomeadamente alguns medicamentos e problemas de saúde.

Hipotiroidismo

O hipotiroidismo, uma doença que afeta o nosso metabolismo ao torná-lo mais lento, leva a que o nosso organismo «abrande». Mas nem todas as pessoas que sofrem de hipotiroidismo sofrem de prisão de ventre! Contudo, se tiver uma dieta rica em fibra e água e mesmo assim sofrer de prisão de ventre, poderá ser melhor verificar como está a sua tiroide.

Depressão

A depressão também é uma causadora da prisão de ventre, sendo que tal como acontece no hipotiroidismo também esta «doença» leva a que o organismo (e intestinos) funcione mais devagar.

Medicação para aliviar a dor

Segundo alguns estudos, os medicamentos (aspirina, ibuprofeno, etc…) para aliviar a dor tendem a causar prisão de ventre.

Medicação para a hipertensão

Alguns medicamentos usados para tratar a hipertensão como é o caso dos diuréticos, podem levar à prisão de ventre. Isto ocorre porque eles levam a uma perda substancial de água através da urina, desta forma os intestinos poderão não ter a água necessária para cumprirem a sua função.

Chocolate

Alguns estudos têm demonstrado que o chocolate tanto pode possuir um efeito laxante como provocar prisão de ventre. Nestes estudos foi possível constatar que as pessoas que sofrem de síndroma de intestino irritável ou de prisão de ventre cronica tendem a sofrer de prisão de ventre quando ingerem chocolate.

Vitaminas e minerais

Uma alimentação saudável que cumpre com as doses diárias recomendadas (DDRs) dos diversos minerais e vitaminas permite que o nosso intestino funcione da melhor forma. Porém, se ingerir mais do que a DDR de alguns minerais e vitaminas como, por exemplo, cálcio ou ferro, pode acabar por ficar com prisão de ventre.

Gravidez

A gravidez leva a que muitas mulheres sofram de prisão de ventre durante este período, como tal devem estar atentas e aumentar a dose de água e fibra.

Laxantes

Apesar de os laxantes serem usados para aliviar a prisão de ventre, se abusarmos do seu uso podemos acabar com prisão de ventre cronica, uma vez que o intestino habituar-se-á a estes e, como tal, não desempenhará o seu papel da forma correta.

Laticínios

O consumo excessivo de leite e seus derivados pode, em algumas situações, causar prisão de ventre. Isto acontece porque os lacticínios não possuem fibra e, como tal, se ingerir doses elevadas é muito provável que não esteja a ingerir a dose necessária de fibra.

Antidepressivos

Alguns antidepressivos existentes no mercado possuem como efeito secundário a prisão de ventre, contudo, ainda não é claro o porquê deste efeito.

Doença inflamatória intestinal

A doença de Crohn e a colite ulcerosa tendem a provocar os sintomas opostos à prisão de ventre, no entanto, em alguns casos as pessoas que sofrem destas doenças também poderão estar sujeitas a este mal.

Promoção da semana!