Pré-hormonas/Pró-hormonas

As pré-hormonas e pró-hormonas são produzidas naturalmente pelo nosso corpo e têm a função de produzir outras hormonas como a testosterona ou o estrogénio. Existem no mercado suplementos de dehidroepiandrosterona (DHEA), androstenediona (andro) e norandrostenediona que anunciam um aumento da produção de testosterona.

Segundo os fabricantes o aumento da testosterona no nosso corpo levará a um aumento da força e massa muscular, produzindo assim um efeito semelhante ao dos anabolizantes. Porém segundo estudos científicos nem sempre os suplementos de pré e pró-hormonas acabam por levar a um aumento da testosterona, sendo muitas vezes necessário tomar doses elevadas para que isso aconteça… o que aumenta o risco de efeitos secundários.

Deve também ter em atenção que muitas das vezes estes suplementos estão contaminados com outras substâncias como, por exemplo, a nandrolona.

Efeitos secundários

São vários os efeitos secundários dos suplementos alimentares que anunciam aumentar a testosterona como, por exemplo, a redução dos níveis de HDL (bom colesterol) que leva a um maior risco de vir a sofrer de doenças cardíacas. É também comum o aumento da próstata, aparecimento de acne e retenção de líquidos. Mas se calhar o efeito secundário que maior parte dos homens tem medo é o desenvolvimento dos seios masculinos em resultado do aumento de estrogénio.

Promoção da semana!