3 coisas que precisa saber acerca do açúcar
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Certamente que já lhe aconselharam a evitar os alimentos ricos em açúcar, como é o caso dos refrigerantes ou doces. Porém, se o mel ou a fruta também contêm açúcar, porque é que não evitamos estes também?

Existe uma grande diferença entre o açúcar adicionado e os alimentos que naturalmente contêm açúcar. O processamento/refinamento dos alimentos leva a que se percam muitos nutrientes importantes, como é o caso dos minerais, vitaminas, antioxidantes e fibra, restando apenas aquilo a que se chamam “calorias vazias”.

Coma fruta

A fruta é um bom exemplo de um tipo de alimentos rico em açúcar, neste caso frutose. A vantagem de comer fruta é que não só está a fornecer hidratos de carbono ao seu corpo, como ainda estará a fornecer muitos outros nutrientes.

Um desses nutrientes é a fibra, ela permitirá abrandar e nivelar a absorção do açúcar e ainda fornecer uma sensação de saciedade, sendo por isso excelente para quem estiver a tentar perder peso.

Não beba açúcar

Isto quer dizer que deve evitar ao máximo os refrigerantes. Segundo um estudo quando ingerimos açúcar sob a forma de um líquido, este não nos sacia tanto como um alimento sólido. Por isso, se lhe apetece algo doce, mais vale comer um doce do que beber um doce!

Para além disso, ainda se constatou que quanto mais espessa for a bebida, maior é a probabilidade de ficar saciado. Assim, se for fã de smoothies, opte por um mais espesso e verá maiores resultados.

Reduza a ingestão de doces

Mas o melhor mesmo é evitar ao máximo a ingestão de doces! Mas quando dizemos evitar, não dizemos cortar. Não cometa o erro de deixar totalmente de os comer, isso só fará com que se sinta pior, pois não conseguirá aguentar.

O melhor a fazer é calcular as suas necessidades calóricas diárias para perceber quantos hidratos de carbono pode comer por dia, depois reserve algumas calorias para esse momento doce!

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