Porque é que os corredores devem fazer musculação
BodyPlus

Por norma as pessoas que optam pela corrida costumam descurar os treinos de força, pois acham que isso não lhes faz falta. A verdade é que se adicionar um plano de musculação ao seu treino conseguirá prevenir lesões, melhorar a recuperação e aumentar o seu rendimento.

1. Ganhar massa muscular

A corrida intensa acaba por levar a uma perda de massa muscular, uma vez que o nosso corpo tem tendência a adaptar-se. Assim, ele quebra a proteína das fibras musculares do tipo II de forma a tornar o corpo mais leve.

Contudo, se é dos que pensa que essa redução de peso é uma boa forma de melhorar o seu desempenho, tenha em atenção que a falta de massa muscular torna-nos mais suscetíveis a lesões!

2. Prevenir lesões

Os corredores estão mais sujeitos a lesões nas articulações, tendões e ligamentos, assim para prevenir muitas destas lesões deverá reforçar as mesmas com a prática de musculação.

Sim, é verdade! A musculação não só reforça os músculos, como os tendões, ligamentos, articulações, ossos, etc…

3. Melhorar a performance

Um corpo mais forte e um sistema imunitário reforçado ajuda-nos a lidar com o stress do exercício físico de uma forma mais eficiente. Ou seja, terá mais força durante o treino e conseguirá recuperar mais rápido.

Como começar

Se já conhece as vantagens de aumentar a massa muscular, então está na altura de começar a treinar! Pode optar por ir ao ginásio ou então fazer exercício no conforto de sua casa.

  • Estipule um objetivo – Comece por decidir se quer definir a massa muscular, ganhar peso, aumentar a flexibilidade, etc… assim conseguirá definir o tipo de treino que deverá fazer;
  • Comece devagar – Não pense que vai chegar ao ginásio e vai logo levantar muito peso! Se o fizer, apenas ganhará uma lesão. Nos primeiros treinos deverá focar-se na postura e não no peso, comece por levantar pouco e depois vá aumentado aos poucos;
  • Alterne o seu plano – Depois de já estar habituado aos treinos de musculação, deverá ter em conta que pelo menos de 3 em 3 meses deverá alterar o seu plano. É importante mudar os exercícios e os músculos que trabalhamos, pois nunca podemos permitir que o corpo se habitue.

Promoção da semana!