Sintomas com os quais não precisa entrar logo em pânico
BodyPlus

A nossa saúde é extremamente importante e como tal devemos estar atentos a todos os sinais que possam indicar que alguma coisa não está bem. Porém, não devemos exagerar nessa preocupação, pois muitas vezes alguns dos sintomas são perfeitamente normais!

Apesar de ser bom estarmos atentos a todos os sintomas que nos aparecem – pode ser a diferença entre irmos a tempo ou não – não devemos exagerar e entrar em pânico com todos os sinais. Se o fizer estará constantemente ansiosa e isso acabará por prejudicar a sua saúde e felicidade.

Apresentamos-lhe de seguida alguns sintomas com os quais não deverá entrar logo em pânico, MAS aos quais deverá estar atenta!

Pressão alta

A pressão arterial elevada pode significar que sofremos de doenças cardiovasculares, contudo não precisa entrar logo em pânico porque apenas teve uma leitura elevada. Isso pode dever-se apenas ao stress de medir a pressão ou então a situações momentâneas que nos elevem a pressão.

No entanto, se a pressão alta persistir, então está na altura de fazer uma visita ao médico para verificar se alguma coisa está mal. Por antecipação, pode e deve começar desde já a reduzir a ingestão de sal, gorduras saturadas e trans e começar a praticar alguma atividade física.

Pressão baixa

Em oposição à pressão arterial alta, podemos sofrer ou experienciar momentaneamente pressão baixa. Por norma é mais saudável que a pressão tenda mais para valores baixos do que altos. No entanto, se ela baixar demasiado ao ponto de nos sentirmos tontos e com constantes quebras de tensão, está na altura de se começar a preocupar e visitar um médico rapidamente.

Análises sanguíneas fora dos parâmetros

Fez análises ao sangue e verificou que alguns dos parâmetros estão acima ou abaixo da média, não entre logo em pânico pois isso pode ser normal, uma vez que uma média é mesmo isso! Esta toma por base valores padrão, sendo que existem pessoas que se encontram acima ou abaixo desses valores. De qualquer forma convém sempre pedir a opinião a um especialista.

Diarreia, náuseas e vómitos

Apesar de os sintomas de diarreia, náuseas e vómitos poderem ser muito preocupantes, a verdade é que não precisa entrar logo em pânico. Caso durem apenas alguns dias, pode dever-se a uma virose, significando que o corpo a está a combater. Contudo, se para além disso ainda sentir dores abdominais fortes, febre ou ter sangue nas fezes, convém visitar rapidamente um médico.

Sangrar demasiado

Caso se tenha cortado e esteja a sangrar um pouco mais do que o normal, fique sabendo que é normal que algumas partes do corpo sangrem mais do que o normal. Aplique pressão na ferida durante 5 a 10 minutos para que a ferida estanque. Caso ainda não tenha estancado e isto se prolongar durante algumas horas, então se calhar terá que levar pontos para evitar o risco de infeção.

Sangue nas fezes ou papel higiênico

O sangue nas fezes ou papel higiênico costuma assustar a maioria das pessoas, porém nem sempre isso é um sinónimo de uma doença grave. Quando o sangue ainda está com uma cor vermelha viva, poderá apenas ser um sinal de uma hemorroida ou fissura anal. Quando este já apresenta uma cor escura, significa que já foi parcialmente digerido e como tal poderá haver algum problema no estômago ou intestinos.

Altos no corpo

À medida que vamos envelhecendo é comum aparecerem alguns altos no nosso corpo. Na maioria das situações não se referem a cancros, por isso, não entre em pânico e na próxima visita ao médico fale com ele para que possa analisar do que se trata. Contudo, se o caroço aparecer num local de risco – como nos seios – então por segurança mais vale visitar de imediato um médico.

Alergias

Se está com alergias na pele e consequentes cócegas, isso pode ser apenas uma reação do seu corpo a um produto ou ambiente novo. A toma de um anti-histamínico poderá alivar esses sintomas. Porém, se a alergia aparecer após a toma de um medicamente novo ou ingestão de um alimento que nunca comeu, então aqui já se deverá preocupar, pois pode ser alérgica a algum desses ingredientes.

Dor no peito

Apesar de uma dor forte no peito poder indicar o aparecimento de um enfarte, muitas vezes deve-se apenas a uma inflamação dos músculos ou nervos. Antes de entrar em pânico, experimente fazer alguns movimentos/alongamentos ou respirar fundo para ver se a dor passa… em caso contrário vá ao seu médico quanto antes.

Promoção da semana!