Androstenediona (Andro)

A androstenediona (andro) é uma pré-hormona naturalmente produzida no corpo humano que leva à produção das hormonas estrogénio (hormona feminina) e testosterona (hormona masculina). Os suplementos de andro são vendidos como potenciadores de massa e força muscular graças ao aumento da testosterona, no entanto, não existem estudos que validem estes benefícios.

Segundo um estudo realizado por entidades norte americanas os suplementos de andro levaram a um aumento da testosterona no primeiro mês de toma, voltando aos níveis normais ao fim de 12 semanas, pois o corpo deixou de produzir a sua própria andro. Apesar do aumento do nível de testosterona no primeiro mês de suplementação os resultados na força e massa muscular não foram diferentes dos indivíduos que tomaram apenas um placebo.

Efeitos Secundários

Os suplementos de andro podem levar a um aumento do nível de estrogénio que por sua vez levam a uma feminização do corpo humano como, por exemplo, ao desenvolvimento dos seios masculinos. Pode igualmente levar a uma redução do HDL (bom colesterol) que por sua vez leva a um maior risco de sofrer de doença cardíaca. Outros sintomas detetados são o acne, aumento da próstata e retenção de líquidos.

Promoção da semana!