Antioxidantes

Os antioxidantes são nutrientes que eliminam os radicais livres e podem ser vitaminas (A, C e E), enzimas, minerais (cobre, magnésio, selénio e zinco) ou fitoquímicos. Os radicais livres danificam e destroem o ADN, pelo que se não forem combatidos estará mais sujeito(a) a sofrer de doenças como o cancro ou doenças cardíacas.

Está comprovado cientificamente que o exercício físico provoca o aumento dos radicais livres e a diminuição dos antioxidantes, pelo que um atleta fica mais sujeito a ficar doente (ex. constipação) após um treino intenso. Para evitar que isto aconteça os suplementos de antioxidantes permitem manter/repor os níveis de antioxidantes.

Ao manter os níveis de antioxidantes ideais não só correrá menor risco de adoecer como o seu corpo recuperará mais rapidamente do exercício.

Efeitos secundários

Existe pouca probabilidade de os suplementos de antioxidantes causarem efeitos secundários, contudo se tomar doses excessivas poderá aí vir a sofrer algumas consequências como dores de estômago e diarreia. Tenha também cuidado com doses excessivas de selénio devido ao risco de toxicidade.

Promoção da semana!