Betacaroteno

O betacaroteno é um precursor da vitamina A e pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal de cor vermelha, laranja e amarela. Após serem ingeridos, os betacarotenos podem ser convertidos pelo nosso corpo em vitamina A ou então serem utilizados como antioxidantes.

Quando utilizado em suplementos alimentares, o betacaroteno pode ser utilizado para fornecer vitamina A ou então como um suplemento antioxidante. Desta forma é por vezes utilizado por atelas que procuram diminuir o processo inflamatório em resultado da oxidação das células pelos radicais livres. No entanto, como costuma ser misturado com vitamina C e E, não está comprovado que o efeito antioxidante seja da sua responsabilidade.

O betacaroteno permite ainda melhorar o sistema imunitário.

Efeitos Secundários

Quando tomado nas doses recomendadas não existem efeitos secundários. Contudo, quando tomado em doses elevadas, pode levar a uma coloração alaranjada da pele e a um aumento do risco de morte.

As mulheres grávidas e em período de amamentação deverão ter especial cuidado, pois as doses elevadas de betacaroteno poderão ser prejudiciais para o bebé.

Promoção da semana!