Cafeína

A cafeína é um composto químico que pode ser encontrado em muitos alimentos como o chá verde, chocolate ou cola, porém o mais conhecido de todos é o café. A cafeína aumenta a agilidade e concentração ao atuar no sistema nervoso central levando à libertação de adrenalina pelo corpo.

Para além do efeito mais conhecido da cafeína, a concentração, pode ajudar a manter o índice glicémico pois serão libertados mais ácidos gordos na corrente sanguínea. Desta forma os músculos irão utilizar mais gordura como fonte de energia e assim auxiliar também na queima de gordura.

O consumo de cafeína deve ser feito de forma moderada, não mais do que 300mg por dia, pois poderá levar a efeitos secundários indesejáveis. Por norma um café expresso contém cerca de 100mg de cafeína. A cafeína leva igualmente a que organismo ganhe tolerância pelo que se aconselha a fazerem algumas pausas no seu consumo ou a reduzirem o mesmo para permitir que esta volte a fazer efeito.

Efeitos secundários

Muitos dos efeitos secundários da cafeína já são conhecidos das pessoas, pois trata-se de um composto muito comum. Apesar de existirem pessoas mais suscetíveis que outras, os efeitos secundários mais comuns são: ansiedade, tremores, aumento do ritmo cardíaco e respiração, podendo também apresentar um efeito laxante.

Promoção da semana!