Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a manutenção de uma vida saudável, podendo ser encontrado em vários alimentos comos lacticínios, ovos, brócolos e espinafres. O cálcio desempenha várias funções no nosso corpo, tais como, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes saudáveis, contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, coagulação sanguínea, entre muitos outros.

Os suplementos de cálcio costumam ser comercializados sob a forma de carbonato, citrato, gluconato, lactato e fosfato e têm como propósito suplementar uma alimentação deficiente em cálcio ou melhorar o índice de gordura corporal.

No entanto, apesar de alguns estudos demonstrarem que a suplementação com cálcio levou a uma redução da gordura corporal, isso apenas ocorreu em pessoas que não ingeriam cálcio suficiente. Desta forma, não é esperado que uma pessoa que já ingira a dose diária recomendada de cálcio sinta qualquer vantagem a ingerir suplementos de cálcio.

Efeitos Secundários

Em algumas situações os suplementos de cálcio provocam prisão de ventre, inchaço e gases. Em situações mais raras, associadas à toma de doses elevadas, registou-se um aumento do risco de ataque cardíaco.

Promoção da semana!