Colostro

O colostro trata-se de um pré-leite produzido pelas glândulas mamárias das mães imediatamente após o parto e antes de começarem a produzir leite. Os suplementos de colostro são por norma de origem bovina e possuem uma grande variedade de nutrientes incluindo 3 a 4 vezes mais proteína que o próprio leite de vaca. O colostro não possui lactose.

O conceito por trás dos suplementos de colostro é que se faz um bebé crescer mais rapidamente e de forma mais saudável também terá um impacto positivo nos adultos. Está comprovado que os suplementos de colostro auxiliam o sistema imunitário e diminuem os períodos de recuperação.

Também se diz que poderá ajudar a aumentar a massa muscular, pois registou-se um aumento da hormona de crescimento IGF-1 (Insulinlike Growth Factor 1) nos indivíduos que tomaram suplementos de colostro, contudo é necessário que sejam criadas mais pesquisas de forma a confirmar estes benefícios.

Efeitos secundários

Os suplementos de colostro não são aconselhados para mulheres grávidas ou em período de aleitamento. Apesar de ser bem tolerado pela maioria das pessoas existem registos de problemas gastrointestinais como inchaço, náuseas, vómitos e diarreia.

Promoção da semana!