Fibra

A fibra é um nutriente que pode ser encontrado nas frutas, vegetais e cereais integrais, costumando ser dividida em fibra solúvel e insolúvel. Quando as fibras solúveis entram em contacto com água formam uma espécie de gel, já as insolúveis não de dissolvem em água.

Como a fibra não é digerida pelos intestinos, acaba por passar incólume pelos mesmos, permitindo reduzir a sensação de fome e melhorar o trânsito intestinal. Para além disso, a fibra – em especial a solúvel – permite baixar o colesterol, a pressão arterial e regular os níveis de açúcar no sangue, uma vez que a mesma irá absorver ou retardar a absorção de outros nutrientes.

Por este motivo, os suplementos de fibra são uma boa opção para pessoas que não ingiram as doses diárias recomendadas ou para pessoas que procurem perder peso ou baixar o colesterol. A ingestão de suplementos de fibra deverá sempre ser acompanhada de uma boa dose de água.

Efeitos Secundários

A fibra não possui efeitos secundários, no entanto, se não ingerir água suficiente ou ingerir doses demasiado elevadas, poderá fazer com que o intestino fique preso.

Promoção da semana!